RYANAIR anuncia 14 novas rotas, perde dinheiro em P. Delgada e pode retirar avião da Madeira.

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, anunciou hoje que a companhia vai abrir 14 novas rotas este verão, em Portugal. Michael O’Leary recordou que a Ryanair foi “forçada” a fechar a base em Ponta Delgada, Madeira e a reduzir uma das suas duas aeronaves na Madeira, uma perda de investimento de 100 milhões de dólares devido às taxas aplicadas. Questionado sobre se pretende reabrir a base de Ponta Delgada, o CEO da Ryanair respondeu com um contundente “não”, explicando que não pretende perder dinheiro. De recordar que a Ryanair encerrou a sua base em Ponta Delgada a 1 de outubro do ano passado, reduzindo a sua operação para quatro voos por semana (dois para Lisboa e dois para o Porto). Quanto a se vai manter apenas uma aeronave na Madeira, deixou o cenário em aberto que até “pode ser zero”.

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O Aeroporto da Horta está a caminho de bater um novo recorde de passageiros

Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, no Aeroporto da Horta registou-se um aumento  do número total de passageiros movimentados, entre Janeiro e Agosto do corrente ano, em relação a igual período do ano transato.
Dos 149.551 passageiros de 2016, aumentou para 159.485 em 2017, o que corresponde a um aumento de 6,2% do número total de passageiros (Jan-Ago 2017).
Segundo a mesma fonte, também aumentou o número de Hóspedes na Ilha do Faial entre Janeiro e Junho do corrente ano (ainda não estão publicados os dados de Julho e Agosto).
Dos 25.061 Hóspedes de 2016, aumentou para 26.299 em 2017, o que corresponde a um aumento de 4,9%.
Estes dados vêm confirmar e reforçar ainda mais a função do Aeroporto da Horta, como a principal porta de entrada  de passageiros da sub-região do triângulo.
Tem-se verificado um grande desenvolvimento do turismo, mas para que este seja consolidado e mais resistente a possíveis crises económicas, é fundamental diversificar a origem dos mercados emissores de turismo, o que só se consegue com a ampliação da Pista do Aeroporto da Horta, em que este, com o novo Sistema RNP-AR (RISE) e graças à sua excelente localização e orientação das suas  pistas, sem ter problemas com os ventos predominantes do quadrante Sul, é aquele que garante (e continuará a garantir) as melhores condições de operacionalidade durante todo o ano, sendo por isso aquele que mais necessita e justifica ser ampliado!
Como a obra de Ampliação de uma Pista necessita de um prazo alargado até estar concluída, estes dados deverão servir como um alerta para que as autoridades competentes comecem, o quanto antes, a preparar o processo para a Ampliação da Pista da Horta.

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