O Vickers VC-10 foi um jato comercial britânico, narrow-body, com dois pares de motores Rolls-Royce Conway, equipados em sua cauda em ''T''.
Desenvolvido em 1962 pela Vickers-Armstrongs para operar em rotas de longas distâncias e com a capacidade de operar em pistas curtas e quentes dos aeroportos africanos. Mas no entanto, acabou se mostrando um grande fracasso comercialmente, tendo um pequeno número de exemplares construídos, em comparação com seus concorrentes B707 e Douglas DC-8. que gastavam menos combustível.
Embora não tenha tido grande sucesso econômico, sua operação continuou até 2013 como reabastecedor aéreo na RAF, ou seja, operou por praticamente 50 anos[6]. Apesar do fraco sucesso econômico, grande parte das pessoas consideraram que ele é uma aeronave elegante, com bonitas curvas e muito especial, já que somente ele, e o IIyushin II-62, possuem esta configurações de quatro motores na cauda.
O VC-10 é considerado uma aeronave barulhenta para os padrões atuais. Para aquela época era considerado, pelos passageiros, quieto e confortável. Isso foi algo que o operador original, a BOAC, fez questão de descrever como "triunfante, sereno e silencioso", slogan usado pela BOAC para fazer propaganda dessa aeronave.
O VC-10 é o segundo avião comercial, Turbofan, mais rápido da historia, tendo realizado a travessia Trans-Atlantica em apenas 5 horas e 1 minuto. Ele só é mais lento que o Concorde, mas este já é de uma categoria supersónica.
Base das Lajes- Ilha Terceira
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