A Embraer anunciou nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, que a sua série Phenom 300 mantém a sua posição como o jato ligeiro mais vendido do mundo pelo 14º ano consecutivo, de acordo com dados divulgados pela Associação de Fabricantes de Aviação Geral (GAMA) durante uma conferência de imprensa sobre o ‘Estado da Indústria’ realizada na cidade de Washington, capital política administrativa dos EUA. Os dados também confirmaram o jato ligeiro como o jato bimotor mais entregue pelo sexto ano consecutivo.
Em 2025, a Embraer entregou 72 aeronaves da série Phenom 300, marcando o maior total anual desta década. Com mais de 900 aeronaves ao serviço em todo o mundo, operando em 70 países e acumulando mais de 2,9 milhões de horas de voo, a série Phenom 300 volta a estabelecer o padrão de referência em termos de desempenho, tecnologia e conforto no segmento dos jatos ligeiros.
“O Phenom 300E continua a dominar a categoria de jatos ligeiros porque oferece o que os clientes mais valorizam: um desempenho incomparável, tecnologia avançada e uma experiência de propriedade excecional”, afirmou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Executive Jets. “Ano após ano, o Phenom 300E continua a ser a referência na sua classe, reforçando a sua posição de liderança e a confiança que os nossos clientes depositam na nossa marca. Orgulhamo-nos de celebrar mais um marco no sucesso contínuo do jato ligeiro mais desejado do mundo.”
O Phenom 300E é o jato ligeiro mais rápido em produção, capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 0,80 e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. O conjunto de aviónica avançada da aeronave inclui o Sistema de Alerta e Sensibilização para a Ultrapassagem de Pista (ROAAS) — o primeiro sistema deste tipo a ser desenvolvido e certificado na aviação executiva — bem como acelerador automático, Sistema de Visão Sintética, Modo de Descida de Emergência e outras funcionalidades. O Phenom 300E também incorpora tecnologia normalmente encontrada em jatos maiores, como reabastecimento em ponto único, um lavabo com serviço externo e uma escada de acesso.
Além do segmento dos jatos ligeiros, também a família Praetor da Embraer teve um forte desempenho em 2025, com 69 aeronaves entregues durante o ano. Este impulso ajudou a impulsionar a Aviação Executiva para um total de 155 entregas, estabelecendo um novo recorde para a unidade de negócio, e marcou um marco importante do programa, uma vez que a frota Praetor ultrapassou as 400 aeronaves entregues em todo o mundo.

Comentários
Enviar um comentário